
Pensando no aniversário de 50 anos de Brasília,
o Blog Corrente Juventude, em busca de soluções práticas e boas idéias, convida toda a sociedade civil, poder público, terceiro setor, iniciativa privada, movimentos estudantis, sindicatos, agentes culturais, movimentos religiosos, organismos internacionais e pessoas que amam a nossa cidade para construirmos uma sociedade mais justa, que possa viabilizar e executar políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Hoje, nossa cidade passa por uma revolução social, cultural e urbana, visível a todos os brasilienses. "Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim", já dizia o cantor Djavan. Ruas largas, eixos de vias rápidas, cuidadosamente planejadas, por seus idealizadores, como exemplo de modelo arquitetônico. Mas depois de 49 anos de sua inauguração,
o que é Brasília? Pensando nisso, "blogueiros", vamos selecionar 50 motivos para amar Brasília e 50 ações para melhorarmos ainda mais a nossa cidade. Manifeste seu sentimento sobre Brasília. Diga porquê você ama e o que pode ser feito para melhorar. Dê sua opinião e participe com sugestões que podem fazer a diferença até o cinquentenário da cidade.
Foto: Internet
brasília é a cidade-jardim com o céu mais maravilhoso e as pessoas mais diferentes e interessantes. devíamos guiar nossos pares em direção a uma nova visão de urbanidade e sustentabilidade, não fazer o que deu errado em outras cidades.
ResponderExcluirbrasília é a capital da nova era da civilização, repleta de boas idéias e intenções, porém cercada de aproveitadores e manipuladores. devíamos nos livrar desses "do mal" e caminhar com nossas próprias pernas.
brasília é minha cidade. não vou deixá-la sem meus cuidados e minha atenção!
Brasília é uma cidade especial. É linda e, com certeza, ainda não tem os problemas dos grandes centros. No entanto, é uma cidade que precisa ter sua própria identidade cultural. Investimento em cultura e acabar com o crescimento desordenado precisam soluções imediatas. O que mais gosto em Brasília é do seu visual e do calor humano.
ResponderExcluirMônica Penna de Miranda
Guará 2
Brasília tem uma das paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais mais antigas do Brasil, 12 anos em 2009. Esse ato é a maior manifestação de direitos humanos da capital.
ResponderExcluirNão é tão simples falar de Brasília... como posso questionar uma cidade que fala por si só? que tem um céu que nos enche de orgulho , que tem uma arquitetura além dos dias atuais , que nasceu de um sonho , sonho esse que hoje é real , que peca no tocante á segurança , que tem um entorno grudado na pele e que suga aos poucos sua energia. Brasília , Brasília , Brasilia... Os detalhes são pequenos diante da tua grandeza
ResponderExcluirEntre vários motivos para amar Brasília, existe um que me agrada muito. Viva o rock'n'roll e toda história musical que levou o nome da nossa cidade para todo o Brasil. Pórem precisamos de uma política cultural mais forte com a cara do seu povo. Abraços!
ResponderExcluirC. Silva
Melhorar a saúde, valorizar mais os profissionais da educação e da saúde, investir em Cultura nas periférias, uma maior presença do Estado.
ResponderExcluir"Nasci, Cresci e vivo em Brasília, cidade melhor não há, cidade de verde exoberante de gente bonita, inteligente e acolhedoras, paisagens lindas, céu azul... falar de Brasília é muito bom, porque amo essa cidade.
ResponderExcluirTrocar Brasília? jamais, aqui sou feliz".
kátia....
Como não gostar de uma cidade que visualizada de cima está sempre de asas abertas para te acolher...Uma cidade imponente e atrevida com capacidade de tomar decisões importantíssima para o Brasil...E o melhor de tudo, basta vc ir a Ermida Dom Bosco e visualizar o mais lindo pôr do sol que Brasília tem para lhe oferecer.
ResponderExcluirporque nasci aqui...e tenho muita admiração pela minha linda cidade.
ResponderExcluirAnna Lis Gayoso Miranda Radicchi - 9 Anos
Falar de Brasília? é simples é gostoso.Uma bela cidade de céu exuberante, singular. O cerrado com suas formas em cada estação do ano, seus belos monumentos...AHHHH cidade essa onde nasci e quero passar os meus mais belos dias da minha vida sempre amando-a e admirando.
ResponderExcluirA Rádio Cultura: PQ toca a música de Brasília e divulga a CULTURA feita em nossa cidade
ResponderExcluirAss. Ouvinte
palavras nao explicam brasilia...palavras e imagens dao uma ideia mais concreta, mas nao bastam.use tambem os sons, vai ficar melhor. mas ainda nao é tudo. use a cabeça, o raciocinio e voce vai começando a entende-la. deixe tambem a pele sentir a aridez do mes de agosto. ruim? nao, parece que a aridez abre mente. mas voce ainda nao chegou la...o que falta? agora é so acrescentar o coraçao. VIVA BRASILIA
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPorque aqui Deus escreve e pinta certo com árvores tortas e um céu de tirar o fôlego!
ResponderExcluirBrasilia cidade maravilhosa! aqui nasci e aqui quero morrer. nao a troco por cidade nenhuma.
ResponderExcluirquais sao as bandas o ano que vem e uqueria que seria jorge e matheus claudia leitte e ivete sangalo e sorriso maroto
ResponderExcluirBrasília tem um pôr do sol lindo e maravilhoso.
ResponderExcluirBrasília precisa recuperar, com urgência, a sua identidade original. Foi construida no Planalto Central para transmitir uma mensagem importante: Brasilia é a "Capital do Sol", a "Nova Akhetaton". As mensagens "O Futuro da Humanidade e a Civilização Solar" lembram essa missão ímpar. Mas há uma escolha: ou aceitamos a Brasília do "amor ao poder", que afunda cada vez mais, ou aquela do "poder do amor". A mensagem Civilização Solar - MSG-083 - Brasília Mística III está à disposição de todos os brasilienses.(www.civilizacaosolar.org ou solicitada através do e-mail sinfoniams@ibest.com.br)
ResponderExcluirPaulo R.C.Medeiros
Brasília é uma cidade linda com um céu maravilhoso e uma qualidade de vida que poucas cidades brasileiras possuem. A questão política não pode intervir no amor que sentimos pela cidade, que afinal, não tem nada a ver com isso!
ResponderExcluirIsabel Guedes
BRASÍLIA -50 ANOS
ResponderExcluirOutrora, fostes sonho de um homem de Deus.
Eras apenas a pura natureza, quando ele te projetou
e em sonhos te realizou, terra prometida
gente simples a habitar, não como nos seus sonhos,
mas com o direito de seu próprio sonho sonhar.
Este sonho ficou adormecido no coração daquele ser tão fiel.
Muito tempo depois, um grande mineiro de coração valente,
foi buscar aquele sonho e pode sonhar junto, pensando tão somente na sua gente
colocou o sonho sonhado, para que fosse realizado, primeiro escrito em papel.
Analisado o sonho que agora pertencia a dois sonhadores de valor
foram todos daquele sonho participar e com eles sonhar.
Juscelino, um jovem doutor, começou por esse sonho lutar
mesmo que para isso precisasse deixar de ser doutor e seus doentes curar.
Já sendo um próspero e valoroso político no País que tanto amava
foi vencendo etapas e com outros sonhadores buscava
colocar na prática o sonho sonhado por dois e que passou a ser real
e vieram muitos desbravadores para a obra realizar, tornando assim
o direito de sonhar de todos os brasileiros de um modo geral.
Quando aqui cheguei te encontrei ainda menina sonhadora
e com a valentia daqueles agora candangos cresciam as obras
muitos vieram e aqui realizaram seus sonhos até então escondidos,
contidos pela falta de oportunidade e condição
já que nas suas origens nada tinham de sobra
que pudesse aquecer o coração.
Agora que se tornas uma linda e jovem senhora
buscando a energia que te ergueu outrora
penso que nada pode mais te conter.
Pena que tenhamos tantas criaturas usando o poder,
tentando obstruir a caminhada candanga e o fim tão esperado.
Mas nada vai impedir que o sonho por aqueles sonhado
que vieram e realizaram a obra gigantesca
possam ver o sonho virar pesadelo de forma tão grotesca.
Te amo Brasília querida
te adotei como cidade da minha vida
aqui construí junto contigo
tudo que tenho está a teu abrigo.
Jamais esquecerei como por ti fui acolhida
quero no teu solo gentil ser recolhida
quando daqui partir terra amada!!
Meu nome é HELENA CÔBO ARRAIS, fiz essa poesia para comemorar o cinquentenário de nossa querida Brasília
tive o imenso prazer de trabalhar tête-à-tête com as imagens de marcel gautherot sobre a construção de brasilia na minha pesquisa de mestrado. a dissertação "a memória da construção e a construção de memórias, brasília sob o olhar de marcel gautherot", foi defendida pela UNIRIO e permanece inédita.!
ResponderExcluir